Consultório Veterinário

Consultas

Quem ama cuida. Não é fácil para mães e pais de peludos perceberem que seus animais de estimação estão doentes. Todo tutor responsável sabe que criar um animal doméstico envolve muitas responsabilidades, como alimentação balanceada, cuidados com a saúde, passeios com freqüência, higienização e carinho. A saúde integral de nossos pets deve sempre ser considerada prioridade, pois os animais não falam e não podem nos dizer como estão se sentindo. Por isso as consultas veterinárias devem fazer parte da rotina de seu melhor amigo.

Vacinas Cães

Para dar aquela picadinha, o veterinário faz um exame clínico para verificar se o pet está saudável e apto a receber a vacina, pois qualquer problema, como diarréia, febre, infecções, vermes, pulgas e carrapatos, têm de ser tratado antes da vacinação. Os animais devem ser vacinados desde pequenos, podendo iniciar com uma vacina especial (Puppy) para filhotes a partir de 30 dias de vida e as vacinas polivalentes (v10) a partir de 45 a 60 dias de vida, para criar anticorpos contra vírus e bactérias que causam doenças graves e fatais, como por exemplo a cinomose, enfermidade viral com sintomas gastrointestinais, respiratórios, neurológicos e cutâneos. Filhotes recebem entre três a quatro doses de vacina polivalente com intervalos de 30 dias. Também recebem a anti-rábica, vacina contra gripe canina e giardíase. Todas devendo ser repetidas anualmente.

Vacinas Gatos

É, sem dúvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o gato adulto. Os animais devem ser imunizados antes terem contato com outros gatos adultos ou filhotes. Existem muitas doenças virais que podem acometê-los e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente nos animais mais jovens. Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarréia, e previamente vermifugado. As vacinas que seu gato deve receber e intervalos entre as doses devem ficar a critério do veterinário que irá cuidar de seu animal. As vacinas múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla) e anti-rábica são obrigatórias.

Microchip

O microchip para cães e gatos é uma forma popular e moderna de identificar o animal de estimação de um modo eficaz e seguro. O microchip é um micro-circuito eletrônico, de tamanho aproximado a um grão de arroz, sendo assim possível implantá-lo sob a pele. O microchip para animais contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específicas.